top of page

No Brasileiro de MTB XCO 2017: Raíza Goulão confirmou o título e Luiz Cocuzzi desbancou o favorito.


No último domingo, 23 de julho, em Domingos Martins no estado do Espírito Santo, aconteceu o campeonato Brasileiro de MTB XCO 2017, que é um dos principais eventos do calendário nacional do mountain bike.

Foram 19 categorias oficiais que brigaram pelas primeiras colocações. Os vencedores levaram para casa a camiseta de campeão nacional que poderá ser utilizada nas competições oficiais da confederação até o próximo campeonato brasileiro. Todos os primeiros colocados das categorias Elite, Júnior e Sub-23, também pontuaram no ranking internacional da UCI.

Na elite feminina, logo na largada já foi possível ter uma prévia de como seria a disputa. As meninas começaram forte na prova, que logo foi definida com estratégia agressiva da ciclista Raiza Goulão, da equipe PMRA Racing Team, que já na primeira volta conquistou liderança e conseguiu finalizar o percurso com mais de 8 minutos de vantagem sobre a segunda colocada.

Brasileiro XCO 2017 -pódio feminino© CBC

Raiza salientou que existe uma grande diferença de velocidade das disputas entre Brasil e Europa. "Andei o mais rápido que pude desde o início e isso é bom para as meninas sentirem um pouco como é o ritmo das provas lá fora", explicou a atleta que ainda agradeceu muito o reconhecimento da torcida. Na segunda colocação terminou, também destacada, Letícia Cândido, da equipe TSW Racing Team. O terceiro posto foi ocupado pela experiente ciclista Erika Gramiscelli, com Viviane Favery em quarto e Sofia Subtil, fechando o top 5.

A grande ciclista gaúcha Bruna Sallfeld, de apenas 17 anos, já coleciona quatro títulos nacionais, sendo um na categoria infantojuvenil, dois na Juvenil e o recém conquistado na Junior.

Foto:© CBC

“Foi uma prova muito emocionante, pois na metade da primeira volta quando estava disputando a liderança com a minha adversária a corrente da minha bike caiu devido ao percurso acidentado, perdi preciosos segundos para coloca-la no lugar, neste momento mil coisas se passaram em minha cabeça, e uma delas foi pensar que o sonho de ser campeã havia acabado, é nessas horas que uma mente forte faz diferença. Respirei fundo, mantive a calma e continuei desfrutando daquela incrivel pista como se estivesse treinando forte. No inicio da segunda volta as pernas pareciam ter acordado, me agarrei na mão de Deus e voltei a liderar a prova, terminei melhor do que esperava e corri para o abraço da equipe e da minha familia. Mais uma vez foi um brasileiro de muitas emoções que ficarão guardadas no meu coração me dando motivação para seguir em frente nesta longa caminhada rumo a evolução" relatou Bruna em seu Instagram.

.Foto: Wesley Kestrel/CBC

Marcela Lima Matos, do Raiza MTB Team terminou em segundo lugar e Stella Marques, da Flay Bikes, em terceiro.

Para finalizar o dia com emoção e muita rivalidade, os atletas da categoria Elite masculina alinharam na última bateria e pedalaram seis voltas no circuito. Nem a chuva que caiu no fim do dia tirou o brilho da competição.

© WESLEY KESTREL / CBC

A prova começou calma e aos poucos o nível foi aumentando, fazendo o pelotão principal se desfazer em vários pequenos grupos. Com isso os atletas Henrique Avancini, Luiz Cocuzzi, Sherman Trezza e Guilherme Gotardelo assumiram a liderança da prova. O quarteto seguiu na ponta até a última volta, onde surgiram vários ataques e Luiz Henrique Cocuzzi seguiu isolado na liderança para cravar 1h23min08s e comemorar o seu primeiro título nacional na categoria Elite.

© WESLEY KESTREL / CBC

Henrique Avancini, da Cannondale Factory Racing, completou a prova em 1h23min26s e conquistou a segunda colocação no sprint final sobre Sherman Trezza, da equipe Caloi, que completou o pódio na terceira colocação com o mesmo tempo. Fechando o Top 5 tivemos Daniel Grossi e Guilherme Muller.

Considerada uma das disputas mais acirradas do dia, os ciclistas da categoria Junior masculino protagonizaram uma grande prova, terminando com um Sprint final muito apertado entre os três primeiros colocados. A vitória ficou com o mineiro Lucas Sírio, da equipe Specialized, que comemorou a vitória sobre Pedro Lage, da Bike Point Criciúma, segundo colocado, e Cristian Lazzari, que defende a equipe AGACI, em terceiro.

Na Sub-23 masculina o destaque e grande campeão foi José Gabriel Marques, da equipe Audax.

Na Master o destaque ficou por conta dos atletas Marconi Ribeiro e Abraão Azevedo, ambos de Brasília.

Marconi, do Clube Marconi Ribeiro, foi o campeão da categoria Master B1. Leandro Rambo ficou em segundo com e Silvio Amorim em terceiro Já Abraão Azevedo, que defende o time AAZ Bike Clube levou a melhor e festejou o décimo título brasileiro na Master. O multicampeão terminou a prova com 1min27s sobre Robson Aloisio e 4min59s sobre Gustavo Ribeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Na sub 35, o gaúcho Sérgio Cruz garantiu a 3ªcolocação.

#CampeonatoBrasileirodeMTBXC #RaizaGoulão #Avancini #BrunaElias #LuízCocuzzi

56 visualizações0 comentário
bottom of page