top of page

Lisiane Tonetta e Robson Ferreira da Silva conquistam o título de campeões brasileiros de Ultramarat


No último domingo, dia 06 de agosto, as cidades gaúchas de Canela e Gramado, receberam o 1º campeonato Brasileiro de Ultramaratona MTB e 2ª etapa do Cicuito Soul de MTB no RS.

Os 2 percursos que haviam na prova contaram com desafio do início ao fim. O percurso SPORT teve aproximadamente 64 km com mais de 2000m de altimetria acumulada e o PRO aproximadamente 102 km com mais de 3200m de altimetria acumulada, ambos percursos contaram com uma trilha técnica que exigiu muito dos participantes.

Os percursos contaram ainda com uma trilha técnica que exigiu muita habilidade dos participantes além de descidas com cascalhos soltos e subidas longas e desafiadoras. Foi uma prova onde prevaleceu a técnica e controle da energia para que os limites não fossem ultrapassados.

Tanto o percurso curto , como o longo, levaram os atletas ao limite, muitos chegando ao total esgotamento físico. Era comum encontrar ao longo da prova alguns empurrando a bike devido à problemas com câimbras, outros tantos aguentaram bem fisicamente até quase o final , mas na subida da trilha de 2km, a qual se levava um tempo médio de 20 a 30 minutos para subir com muitos tendo que empurrar boa parte, para alguns, as câimbras e dores que não apareceram durante a prova, apareceram com tudo.

Foi um grande desafio de verdadeiro Mountain Bike!!!

A Campeã Brasileira Lisiane Tonetta - Foto epika.com.br

Quem andou muito e conquistou o título de Campeã Brasileira de Ultra Maratona na PRO foi Lisiane Boff Tonetta (Empório da BIci/Moreira Cup ) de Caxias do sul RS, também de Caxias do Sul a 2ª colocada , Kátia Weber (www.epika.com.br) eu mesma!

"Nunca tinha participado de uma prova tão longa e tão dura. Foram 64km com 2.100 de altimetria. Busquei me preservar na medida do possível para o final da prova, pois sabia que uma trilha de quase 2km de carrega bike me esperava pra acabar com qualquer força que tivesse restado. Posso dizer que desafiei os meus limites!" relatou Lisiane.

Lisiane Tonetta

Foto: Fabiano Pellenz

No PRO masculino o lugar mais alto do pódio e o título de Campeão Brasileiro de Ultramaratona MTB foi conquistado pelo carioca Robson Ferreira das Silva (Soul Cycles/ Go Treinos) .

Cristian Lazzari (Soul Cycles- Orange Team/ Agaci) Garibaldi-RS foi vice Campeão , em 3º ficou Felipe Fossati Reichert (Control Fire/ Nobre Bicicletas ) de Pelotas -RS, em 4º Gregory Schmidt ( Giros Bike/ Acivas Vetos Bike) de Igrejinha -RS e em 5º Lucas Viera (Noca ) de João Molevade -MG.

Na categoria PRO Feminino Master a campeã foi Paula Siveira (Dedixi Sport/ Risco Zero team) de Tubarão -SC.


Na Sport Open Feminino Andreara Bonsanto de Oliveira (Academia Bio Equilibrio/SFNTT ) de Gravataí-RS conquistou a 1ª colocação, com Siclinde Witt de Caxias do Sul-RS em 2a e Jéssica Ramos (Cicle Ribeiro) de Palhoça-SC em 3a.

Na Sport Master A1 o lugar mais alto do pódio foi conquistado por Francisca Sangalli de Encantado- RS, em 2ª Daiane Anselmi ( Lukla) Farroupilha -RS, em 3º Ctainae Branchini Cristofolli (Gramado Mountain Bikers/Academia Ciclo) Gramado- RS, em 4º Vanessa Rinaldi (Maori Cycles/ Panazzolo Esquadrias de PVC) Bento Gonçaves-R, e completando o pódio Daiana Marinello de Marco ( ACC Cotiporã) Cotiporã-RS.


Na Sport Femino Master 2, quem chegou primeiro foi Cleusa Ferreira Benedetti (Alemão Bike Shop/MRP) de Palhoça-SC, em 2ª Lilidiane de Barros ( ACINP/Papaléguas da Serra) de Nova Prata -RS e em 3º Patrícia Campregher (Caveira Bike) Guaporé-RS.

Um momento emocionante da prova foi a chegada de Samuel Luz Stumpf, que chegou em 2º na categoria PNE . Comovida com a determinação de Samuel, que é deficiente visual , a Soul Cycles anunciou na 1ª etapa do Circuito Soul RS que começaria apoiar o atleta, ele já correu esta etapa patrocinado pela marca. Merecido, Uma grande inspiração!

Chegada de Samuel e companheiros de percurso

Foto: Kátia Weber epika.com.br

A emoção da chegada

Foto: Kátia Weber epika.com.br

Demais resultados podem ser conferidos nos links abaixo:

Confira galeria de alguns cliques feitos por Fabiano Pellenz:

304 visualizações0 comentário
bottom of page