Conheça a história do Grupo Gurias no pedal, de Caxias do Sul, que completa 4 anos de existência sen
Um pouco sobre a história do maravilhoso grupo Gurias no Pedal de Caxias do Sul-RS que está completando 4 anos de existência.
Saiba como começou o grupo, que atualmente é um dos maiores do sul do país.

Em 2010 a fundadora do grupo, Rocheli Muller, ganhou uma bicicleta e começou a pedalar pela cidade, como pedalava sempre sozinha, queria companhia para pedalar, na época que começou à pedalar não tinha muitas meninas que pedalavam na cidade...Então teve o desejo que juntar mais mulheres para pedalar, esse desejo se concretizou: convidou algumas meninas para pedalar e 5 compareceram no primeiro pedal, era então o início do grupo.

Inicialmente os pedais aconteciam nos finais de semana, com 3 ou 4 meninas. Em julho de 2014, Rocheli postou um convite no Facebook em todos os grupos ciclísticos de Caxias do Sul que conhecia, especialmente para mulheres que tinham interesse em pedalar com este pequeno grupo pelo interior de Caxias e região, assim formou-se o Gurias no Pedal.

À medida que as integrantes compartilhavam fotos e relatos dos passeios, a procura de várias outras mulheres com o mesmo interesse crescia,o grupo foi aumentando e hoje conta com mais de 150 mulheres, de todas as idades.

São muitas as histórias, situações engraçadas e fatos inusitados que o grupo já viveu.

No grupo, há vários exemplos de superação através da bicicleta.
Mulheres que começaram a pedalar com as Gurias no Pedal por não conseguirem acompanhar o ritmo intenso dos pedais masculinos, e que agora se sentem confiantes sobre a bike. Elas adoraram descobrir um grupo só de meninas no qual pudessem participar.

Outras obtiveram melhora da asma, emagreceram e espantaram a depressão pedalando.

Muitas começaram com o grupo depois dos 50 anos e hoje pedalam mais do que muitas pessoas mais novas.
Todas olham para trás e veem os morros que conseguiram subir pedalando e ficam orgulhosas por terem conseguido.
Algumas se aventuram em competições pela cidade, pelo estado e no Brasil, tendo resultados expressivos, superando seus limites e mostrando que a mulherada também pode pedalar forte.
Tudo isso, mostra o quanto o pedalar é transformador na vida de cada uma e que o grupo contribuiu muito para incentivo desse esporte.
Pedalar em grupo alimenta o entusiasmo das próprias integrantes, que dividem experiências, entram na sintonia de ajudar umas às outras, além de ser mais seguro.
O Gurias no Pedal exclusivamente feminino, não podendo participar nenhum homem nos pedais.
Atualmente ocorrem em torno de 5 pedais semanais, em turnos diferentes, com níveis de dificuldade diferentes: desde pedais leves para iniciantes, com 15 a 25 km em áreas urbanas, até pedais mais pesados com mais de 100 km. Sendo grande parte dos pedais regados de desafios, pois em Caxias do Sul e arredores há muitos morros e pedais de nível médio dificilmente tem altimetria de menos de 1.500 m. Então é descida e subida de montanhas o tempo todo.

No interior de Caxias do Sul há locais em que tem 15 km de subidas sem parar em estradas de chão. Aliás, sempre que vamos para o interior, nos deparamos com uma natureza sem explicação de tão linda, com belas estradas de chão com cascalhos e pedras, o que aumenta a dificuldade do pedal, mas nos deixa ainda mais fortes. Gostamos muito de trilhas também, e em nossa região temos muitas delas em mato bem fechado.

Além de pedalar por nossa cidade, participamos de passeios organizados em outros locais no Rio Grande do Sul, como Gramado, Igrejinha, Garibaldi etc. Os lugares em que passamos na serra gaúcha são maravilhosos, e não é difícil nos depararmos com lindas cachoeiras, grandes rios, cânions, plantações enormes, mata fechada e campos aberto, conta Rocheli.

Além dos pedais por Caxias e arredores o grupo se organiza e participa de passeios fora da cidade, faz encontros com festas e jantas e/ou piqueniques , e participa de campanhas e causas sociais/ beneficentes.

Segundo Rocheli, os benefícios que a bicicleta traz para elas são inúmeros. Desde o âmbito pessoal, com a melhora da qualidade de vida, o desenvolvimento da proatividade para realizar as atividades diárias e as amizades que são levadas para a vida toda, até o âmbito social, em que contribuem para um mundo mais sustentável e uma cidade mais humanizada. Por isso, quando elas acordam às seis horas da manhã no frio de três graus da serra gaúcha, ou realizam uma passeata em protesto ao desrespeito no trânsito, elas sabem o quanto isso vale a pena.

Assista entrevista com Rocheli Muller, criadora do grupo Gurias no Pedal:
Para fazer parte do grupo Gurias no Pedal:
Basta ter uma mountain bike, equipamentos básicos de segurança, como capacete, óculos, farol e luvas, e bastante força de vontade, pois alegria e diversão é o que não falta em nossos passeio, afirma Rocheli.
Acompanhar os pedais postados no Grupo do facebook: GRUPO GURIAS NO PEDAL - CAXIAS DO SUL - RS
https://www.facebook.com/groups/1529942147228693/
Acompanhe o grupo nas redes sociais:
Facebook:https://www.facebook.com/groups/1529942147228693/
Instagram: @guriasnopedal
Strava: Grupo Gurias no Pedal Caxias do Sul
CONFIRA ALGUNS REGISTROS DE MOMENTOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA DO GRUPO NESSES 4 ANOS:
#gruposdepedalfeminino #meninasquepedalam #pedalemCaxiasdoSul #guriasnopedal #riograndedosul #gruposdeciclismo